A IMPORTÂNCIA DA VITAMINA K NA ODONTOLOGIA PARA PREVENÇÃO DE CÁRIE DENTÁRIA

O crescente interesse pelas ligações oral e sistêmica exige novos paradigmas para a compreensão dos processos de adoecimento. Um estudo publicado em 2015 na revista Medical Hypotheses https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/25636605/ sugere oportunidades para pesquisas odontológicas, particularmente nas áreas de neurociência e endocrinologia. O papel da porção hipotálamo do cérebro não pode ser subestimado. Sob a influência da nutrição, ela desempenha um papel significativo no modelo sistêmico de cárie dentária. A tradicional teoria da cárie dentária considera apenas o meio bucal e não reconhece nenhum papel significativo para o cérebro. O dente saudável, tem um fluxo de fluido centrífugo para nutri-lo e limpá-lo. isso é moderado pelo eixo hipotálamo / parótida que sinaliza a porção endócrina das glândulas parótidas. A alta ingestão de açúcar cria um aumento nas espécies reativas de oxigênio e estresse oxidativo no hipotálamo.Quando esse mecanismo de sinalização reverte o fluxo do fluido dentinário, ele torna o dente vulnerável às bactérias orais, que agora podem se fixar na superfície do dente. O ataque de ácido estimula uma resposta inflamatória que resulta na degradação da dentina do corpo próprias metaloproteinases de matriz. A vitamina K2 demonstrou ter um potencial antioxidante e o cérebro e pode provar ser uma forma potente de preservar a centrífuga dentinária endócrina controlada o fluxo de fluido. O estresse aumenta a resposta inflamatória do corpo. O açúcar não só aumenta a produção de ácido bacteriano oral, mas pode reduzir as defesas do dente através da sinalização endócrina. A capacidade tampão da saliva é crítica para neutralizar o ambiente oral. Isso minimiza a desmineralização do esmalte e aumenta sua remineralização. K2, melhora tamponamento salivar por meio de sua influência sobre o cálcio e os fosfatos inorgânicos secretados.

Com carinho, Dra. Grace Isnardi

TRANSFORME SEU CONSULTÓRIO DE ODONTOLOGIA, TENHA MAIS SUCESSO TRANSFORMANDO A VIDA DE SEUS PACIENTES: PRATIQUE ODONTOLOGIA INTEGRATIVA. COMPRE MEU CURSO AGORA.

Pratique Odontologia Integrativa. Todos os Direitos Reservados.”