Uso terapêutico da ocitocina na migração, proliferação osteogênica das células do ligamento periodontal

O Controle Metabólico consiste na realização periódica de exames de sangue para analisar como estão os hormônios, vitaminas e minerais. Dessa forma, é possível identificar as insuficiências no organismo, assim como repor e restabelecer as funções metabólicas necessárias, baseado nisso quero trazer nessa postagem um estudo que  teve o objetivo de explorar o efeito da ocitocina na proliferação, migração e diferenciação osteogênica de células-tronco do ligamento periodontal in vitro.O resultado do estudo mostrou que os celulas tronco do ligamento periodontal expressam ocitocina, 100 nanomolar de ocitocina exibiram o efeito máximo na migração, enquanto apenas 50 nanomolar de ocitocina já promoveu significativamente a proliferação de células tronco do ligamento periodontal, bem como a formação de nódulos mineralizados e deposição de cálcio (p <0,05). Além disso, regulou significativamente a expressão de genes relacionados à osteogênese-fosfatase alcalina, Colágeno I , fator de transcrição, osteopontina  e osteocalcina e pontos de tempo específicos em comparação com meio  osteogênico (p <0,05).  A análise de western blot demonstrou que 50 nanomolar de  ocitocina aumentou os níveis de proteína de ALP, Col I e ​​Runx 2 no dia 7 e dia 14 (p <0,01), bem como ativou a fosforilação da quinase regulada por sinal extracelular  e via da proteína quinase B; notavelmente, inibiu a fosforilação da via de fosfatidilinositol 3-quinase. (p <0,05).As conclusões demonstram que ocitocina promove proliferação, migração e diferenciação osteogênica de PDLSCs in vitro. Assim, a Ocitocina pode ter potencial para uso na regeneração periodontal.

Cada profissional terá uma missão diferenciada no controle metabólico. Para o dentista, o procedimento faz parte da odontologia Integrativa e pode ter resultados em todas as áreas do corpo, apesar do foco ser o metabolismo gengival, metabolismo ósseo e sistema imunológico da face. Para esses casos, o dentista especializado nos processos metabólicos terá uma visão diferenciada.( doi: 10.1016/ j.archoralbio.2019.01.007. Epub 2019 Jan 19. Oxytocin facilitates the proliferation, migration and osteogenic differentiation of human periodontal stem cells in vitro)

Pratique Odontologia Integrativa. Todos os Direitos Reservados.”